top of page

Alexandre Ratsuo Uehara

(Presidente)

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001). Docente do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional/USP. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP onde coordena o Grupo de Estudos sobre Ásia (GEASIA). Presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) biênio 2016-2018. Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) 2015-2017. Desenvolve pesquisas sobre questões asiáticas envolvendo temas de integração econômica e relacionamentos regionais, envolvendo particularmente o Japão, a China, Península Coreana e Taiwan, sobre os quais tem publicado artigo e livros. Atuou como analista político-econômico da Japan External Trade Organization (JETRO), órgão governamental vinculado ao Ministério da Economia, Comércio Exterior e Industria (Meti) do Japão, durante o período de 2000 a 2007.

Praticante de esportes como natação, futebol, musculação, aprecia passeios e a natureza. Envolvido em ações voluntárias atua como diretor da Associação Cristã de Moços São Paulo e participa do coral da Aliança Cristã e Missionária, levando regularmente músicas aos pacientes, familiares e funcionários nos hospitais.

Profa. Dra. Neide Hissae Nagae

(Vice-Presidente)

 

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Pós-Doutorado na Universidade de Kanagawa – Japão. Docente e Pesquisadora da Universidade de São Paulo, atua no Curso de Letras, na Habilitação em Língua e Literatura Japonesa e no Curso de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, do qual foi Coordenadora no biênio 2016-2017. É Coordenadora do GT de Literaturas Estrangeiras da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguísticas no biênio 2018-2020, tendo sido Vice nos dois biênios anteriores. É autora de artigos e capítulos de livros relativos aos estudos de obras literárias japonesas, tradutora para o português de diversos títulos e autores japoneses.

Aprecia as aventuras em meio à natureza e as coisas simples da vida. Passa uma ou outra madrugada assistindo filmes ou seriados que deixa acumulados e sonha em conhecer lugares e culturas diferentes com familiares e amigos, além de dedicar-se mais ao estreitamento de laços com pessoas. Ainda se pergunta com frequência quem é e para que existe, e cultiva algumas práticas naturais e acessíveis para cuidar do espírito, da mente e do corpo. Acredita que de grão em grão, a galinha enche o papo e que o melhor ainda está por vir.

Prof. Dr. Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki

(Tesoureiro)

 

Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP.  Pós-Doutorado na Harvard University. Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no Mestrado em Modelagem de Sistemas Complexos e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP). As suas áreas de interesse são política comercial, integração econômica e comércio internacional, relações econômicas externas do Japão.

É autor de diversos artigos entre os quais “Análise de Tendências do Comércio Intraindustrial Brasil-Japão entre 1997 e 2014” e “Estudo da complementaridade do comércio entre o Brasil e o Japão com vistas a um acordo de livre comércio” É co-organizador dos livros “Japão: Estratégias de Inserção Internacional” e “Integração Econômica Regional”. É autor da obra “As origens do investimento japonês na Ásia: um estudo do período pré Segunda Guerra Mundial”.

Gosta de comidas bem feitas, que podem ser simples. É exigente quanto à culinária japonesa, ou seja, nada de cream cheese no temaki, sushi de morango ou chocolate; nunca pegou sashimi no buffet  de uma churrascaria. Atua como voluntário aos sábados no Movimento Escoteiro.

Profa. Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto

(Secretária)

 

Doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Presidente da Comissão de Acessibilidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Vice-chefe do Departamento de Letras Orientais, Coordenadora e docente do curso de Letras Japonês e do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo.   Traduziu vinte obras da Literatura Japonesa, do clássico ao contemporâneo.

Gosta de escutar música e beber vinho em boa companhia ou com a de um bom livro. Algumas de suas paixões são cozinhar, caminhar pela Paulista e assistir filmes em casa comendo pipoca e bebendo chocolate quente com chantilly e canela. A sensação de ter um bigodinho de chantilly, segundo ela, é deliciosa. Diz que limpar a casa escutando Madonna e Lady Gaga é um santo remédio para espantar a tristeza. Tem por hábito escrever com caneta tinteiro bico de pena para forçar o corpo e a mente a desacelerar do ritmo caótico da vida  contemporânea. Tem a pretensão de ser  escritora. 

bottom of page